Jesus Cristo

Ele é a cabeça do corpo da igreja, é o princípio e o primogênito de entre os mortos, para que em tudo tenha a peeminência.
Porque foi do agrado do pai que toda a plenitude nele habitasse,

Colossenses cap. 1 vers. 18-19.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Atitude nobre, quebranta corações.

Livro de 1 Samuel cap. 25 vers. 23-24. Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra. E lançou-se a seus pés e disse: Ah! Senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos e ouve as palavras da tua serva. Glória a Deus! A Paz do Senhor Jesus a todos, Amém. A bíblia nos relata um acontecimento maravilhoso na vida de Davi e de Abigail, um encontro onde diferentes sentimentos estão a flor da pele. Depois da morte de Saul, Davi vai ao deserto de Parã, e la ele ouviu dizer que Nabal, um homem que tinha suas possessões no Carmelo, e era poderoso e tosquiava suas ovelhas no Carmelo. Davi enviou então dez de seus homens, para pedir a Nabal o que lhe estivesse a mão, fica claro que Davi estava pedindo o que comer no versículo 11, quando Nabal recusa a ceder algo a Davi, e ele fala que não tiraria do seu pão, e nem da sua água e da sua carne para dar a homens que ele não sabia de onde vieram. Os homens de Davi retornaram e contaram a ele o que Nabal disse, imediatamente Davi ordena a seus homens que cingissem as suas espadas, e sem pensar muito Davi sobe para ir até Nabal. Neste meio tempo um dos jovens servo de Nabal, vai até Abigail e conta tudo o que estava acontecendo, e como se portara os homens de Davi no deserto dando proteção e ajudando os pastores de Nabal e como eles eram como muros para eles no deserto, vers. 14-16, e também diz a ela veja o que tu as de fazer pois o mal está contra Nabal e contra a sua casa, vers. 17. Abigail recebe essa notícia e a bíblia diz em seguida que ela se apressou e preparou, pães, vinho, ovelhas guisadas, trigo tostado, passas, pastas de figo em determinadas quantidades, e partiu ao encontro de Davi. Abigail não tinha certeza do que iria encontrar, ela ouvira dizer que o mal estava determinado contra o seu marido e a sua casa, por uma atitude que lhe parece injusta por parte de Nabal, ela se prepara e vai ao encontro de um homem cheio de maldade em seu coração, corajosa e determinada ela vai em busca de apaziguar aquela situação. Veja como estava o coração de Davi: E disse Davi: Na verdade, em vão tenho guardado tudo quanto este tem no deserto, e nada lhe faltou de tudo quanto tem, e ele me pagou mal por bem. Assim faça Deus aos inimigos de Davi e outro tanto, se eu deixar até à manhã, de tudo o que tem, mesmo até um menino. vers. 21-22. Davi estava pronto a acabar com tudo que era da casa de Nabal até mesmo as crianças, totalmente determinado a fazer somente maldades, matar as pessoas e saquear os bens daquela família. A bíblia diz que Abigail quando Davi se apressa e se prostra diante de Davi, e lançou-se aos seus pés e disse: Ah! Senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos seus ouvidos e ouve as palavras da tua serva.
  • Humildade.
Ela se lança aos pés daquele homem, ela se prostra, se humilha com rosto no chão no pó, diante de uma situação que lhe era adversa, ela não perguntou os porquês e nem foi atrás de tirar satisfação com Davi achando injusta a sua situação, e nem murmurou para Deus pensando que era boa demais para passar por aquilo, simplesmente ela demonstra humildade, que o que nós deveríamos fazer diante de tantas situações que fazem parte das nossas vidas, e nós não fazemos assim, antes somos reclamões, murmuradores, questionadores, porque Deus porque Deus, em vez de tomarmos atitudes assim.
  • O coração de Davi estava para o mal e o de Abigail para apaziguar.
Outra coisa muito me chama a atenção, ela se coloca no lugar de Nabal, ela disse: minha é a transgressão; sabe o eu vejo aqui....
  • Compaixão.
Pra se colocar no lugar das pessoas os nossos corações precisam de quebrantamento, compaixão, colocar-se no lugar das pessoas é uma tarefa árdua e difícil para todos nós, ela assumiu o erro de Nabal, como Cristo fez com a gente la na cruz, levando sobre ele os nossos pecados, pagando com o seu sangue a minha culpa, me dando com essa atitude, a oportunidade de me reconciliar com Deus pai, Abigail sim teve uma atitude nobre, atitude de Cristo. Ela vai até Davi se porta dessa maneira e pede para falar com Davi, e ele então ouvi tudo o que ela tinha para dizer. Meu irmão creia o Senhor está pronto para nos ouvir, pronto para receber a nossa adoração, não seja rebelde seja humilde, se prostre diante do Senhor Jesus, e ele vai ouvir a tua oração, Abigail ainda diz a Davi, ouvi as palavras de tua serva, ela coloca Davi como senhor dela, se humilhando diante dele, e mais a frente ela pede perdão por uma transgressão que Nabal cometeu e não ela, ela não sabia, vers. 28. O que quero que fique guardado no seu coração é o seguinte....
  • Davi muda de ideia.
Ele ouvi tudo, e quando ela lhe oferece uma bênção ele aceita, e no versículo 32, ele glorifica a Deus por ter mandado Abigail ao seu encontro, e no vers. 33 diz que ela é bendita, neste momento o coração de Davi é outro, ele muda de atitude e decide abençoar, agradecer, e deseja paz a toda casa de Abigail.
  • Conclusão.
A atitude nobre de Abigail foi capaz de mudar um coração que estava cheio de perversidades; o meu querido que tenhamos isso dentro de nós, atitude nobre diante de situações que parecem impossíveis aos olhos da carne, mas com um pouco de esforço, compaixão, humildade, simplisidade, quebrantamento, espiritualidade e ajuda de Deus, possamos também mudar pensamentos, ações, situações, imprevistos, problemas e muitas coisas que envolvem o nosso dia a dia. Amém e que Deus abençoe!

Um comentário:

  1. Caro Senna,
    é verdade que uma atitude nobre é capaz de mudar um coração.
    obrigado pela sua visita em meu blog.
    Deus abençoe v e sua familia.
    amem.
    luiz cledio

    ResponderExcluir